17 Jun 5 erros que está a cometer na gestão financeira do seu negócio
Uma boa gestão financeira é fundamental para o crescimento de qualquer negócio e pode ser a peça chave que determina o sucesso ou fracasso da empresa.
Todo o planeamento e objetivos do negócio passam por esta importante ferramenta. Serve como base para a tomada de decisões com segurança para todos os setores operacionais.
Contudo, quando as finanças não são geridas da maneira correta, os impactos podem ser catastróficos. De seguida, listamos os principais erros que não pode cometer no seu negócio.
Gestão financeira: Os erros mais comuns que podem comprometer o seu negócio
Cometer erros na gestão financeira de uma empresa é mais comum do que imagina. Muitos empresários podem ser excelentes no mercado que atuam, mas podem ir à falência por não dar a devida atenção ao setor financeiro do negócio.
A gestão financeira reúne todas as ações e procedimentos necessários para maximizar os resultados financeiros e económicos de uma empresa. Por isso, é um fator essencial, que vai nortear os outros setores operacionais do negócio.
De seguida, listamos os principais erros de estratégia financeira que podem comprometer o funcionamento da empresa.
1 – Confundir finanças empresariais com finanças pessoais
Este erro é bastante comum em pequenos negócios. Geralmente, os microempresários acabam por misturar as finanças da empresa com as finanças pessoais.
Pode parecer algo inofensivo, mas certamente irá atrapalhar e muito a gestão do seu negócio. Afinal, como poderá saber quanto dinheiro tinha? Quanto restou?
Não separar as finanças pessoais das empresariais vai tornar a gestão confusa e criar desencontro de informações.
2 – Não projetar o fluxo de caixa
Para fazer um bom fluxo de caixa é preciso projetar quais serão as despesas da empresa durante os próximos meses e as receitas que vão entrar nesse período.
Dessa forma, é possível fazer um planeamento a longo prazo e também realizar uma comparação entre o que já projetou e o que realmente foi realizado.
Apesar de muitos negligenciarem essa projeção do fluxo de caixa, é fundamental analisar e perceber se a administração do negócio está a correr como planeado ou não. E ainda é vital para fazer uma gestão financeira de forma eficaz.
3 – Não ter controlo de stock
O stock da empresa deve estar sempre atualizado de acordo com as saídas e compras realizadas.
Calcular o stock ideal para minimizar os custos de armazenamento e otimizar as compras também são ótimas estratégias para melhorar as finanças.
Não fazer o controlo pode resultar em altos gastos ou mercadorias armazenadas por muito tempo.
4 – Deixar de elaborar um planeamento financeiro
Esta ação pode trazer diversas consequências negativas à empresa. Afinal, é através deste plano que se torna possível demonstrar quais são os valores que a empresa possui.
Por isso, para que seja possível traçar objetivos e metas é preciso que o planeamento e orçamento das finanças sejam definidos seriamente. Assim, poderá fazer uma gestão financeira mais produtiva.
5 – Não saber gerir o lucro obtido
O lucro obtido com as operações da empresa deve ser revertido para o crescimento da mesma. Desviar o dinheiro para outras finalidades também pode resultar em graves consequências para a saúde financeira do negócio.
Caso tenha se identificado com algum destes tópicos, é melhor mudar os hábitos. Se percebeu que não consegue lidar com a parte financeira do seu negócio, então o caminho mais indicado é deixar este serviço nas mãos de alguém especializado.
Assim, será capaz de focar os seus esforços noutros setores do negócio, sem ter que se preocupar com a gestão financeira.
Não há comentários disponíveis.