18 Mar 7 dicas para manter a produtividade da equipa em home office
A pandemia do novo coronavírus alterou fortemente o regime de trabalho. O home office passou a fazer parte da realidade de muitos profissionais. Porém, muitos sentem que a produtividade neste molde é mais facilmente afetada.
Neste cenário, muitos desafios têm surgido para que as equipas consigam trabalhar em harmonia e sincronia, mesmo com os profissionais distantes um dos outros. Quer saber como superar estes desafios e manter um bom desempenho em home office?
Então continue a leitura e conheça 7 dicas que podem ajudar a ganhar mais eficiência no trabalho remoto.
Produtividade: 7 dicas para manter a equipa produtiva a trabalhar a partir de casa
Primeiramente, é importante esclarecer que produtividade não significa fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Significa gerir o tempo dedicado ao trabalho de modo a que consiga realizar as atividades com qualidade.
Dito isto, equipas que estão a trabalhar remotamente devem organizar-se e criar maneiras de manter a rotina o mais dentro da normalidade possível. Conheça 7 dicas que poderão ajudar neste sentido.
1 – Manter as reuniões na nova rotina
Manter as interações é muito importante para garantir o alinhamento das ideias entre os membros da equipa, e assim garantir mais produtividade.
Portanto, tenha uma agenda de reuniões bem planeada e favoreça a troca de ideias e insights entre os profissionais que estão a trabalhar em home office. Distanciar-se completamente dos colegas não ajuda na criatividade.
2 – Incluir ferramentas de comunicação
Para que o home office funcione verdadeiramente, os membros da equipa precisam de comunicar. E também têm de conseguir visualizar o trabalho que está a ser feito por cada um dos colaboradores.
Por isso, contar com ferramentas de comunicação eficazes é fundamental, seja via chat ou vídeo conferência. O importante é centralizar toda a informação relacionada àquele projeto em específico.
3 – Estabelecer rituais
Quando não se trabalha presencialmente, é importante começar e finalizar o dia com um check-in e check-out. Ou seja, avisar os colegas de equipa que está disponível ou que já finalizou o trabalho.
Aqui as ferramentas de comunicação também são cruciais. Isso evita qualquer constrangimento que alguém possa sentir ao fazer uma solicitação de aprovação ou de ajuda, sem saber se a pessoa está ou não a trabalhar.
4 – Estabelecer prazos
Quando se tem todo o tempo do mundo para entregar um projeto, é mais fácil adiar a realização.Mas isso não é uma boa atitude e diminui a produtividade.
Deve estabelecer prazos consistentes para cada trabalho que precisa de entregar e evitar a armadilha de deixar tudo para a última hora.
5 – Fazer uma lista das tarefas
Um bloco de notas ou uma agenda são companheiros perfeitos para quem trabalha em home office. Anote tudo o que precisa fazer no papel e vá riscando item por item conforme os concluir.
Essa é uma atitude simples, mas que facilita a visualização das tarefas e dá uma dimensão rápida de quanto trabalho ainda precisa ser feito.
6 – Fortalecer a cultura organizacional
Para que os profissionais encarem o home office de maneira positiva, é preciso que todos mantenham uma cultura organizacional. E, para isso, precisarão trabalhar com autonomia.
Se é o gestor, mostre que está atento ao trabalho da equipa, que confia no processo de cada profissional e auxilia na produtividade.
7 – Planear o dia seguinte
Ser pró-ativo é fundamental na vida de quem trabalha em casa. Isto porque ninguém está a controlar o que faz e o que não faz.
Por isso, o home office exige mais independência e bom senso de organização, para que as tarefas sejam realizadas com eficiência.
Portanto, aproveite os últimos minutos do horário para analisar o que foi concluído e o que deverá ser feito no dia seguinte. Desta forma, logo de manhã, já está pronto para começar o trabalho.
Aproveite todos os benefícios que o trabalho em casa pode proporcionar, organize a sua rotina com as nossas dicas e mantenha a produtividade!
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