Fatores que deve ter em conta ao escolher um serviço de contabilidade

Fatores que deve ter em conta ao escolher um serviço de contabilidade

Escolher um serviço de contabilidade é como escolher um novo parceiro de negócios. Isso porque o seu contabilista irá ser um profissional em quem pode confiar e de quem receberá conselhos e orientações à medida que a sua empresa cresce.

Assim sendo, é importante que tenha alguns cuidados na hora de escolher este serviço, e não o faça tendo somente como principal fator de diferenciação o preço.

De seguida falamos-lhe um pouco mais sobre esta questão.

Contabilidade: Quais são os principais fatores que deve ter em consideração ao contratar este serviço?

Depois de decidir que é altura de contratar um serviço de contabilidade, o próximo passo é escolher a pessoa (ou empresa) certa. É importante reservar um tempo para fazê-lo com cuidado e ter em consideração alguns fatores-chave durante este processo.

A eficiência dos recursos são fundamentais no desenvolvimento de qualquer negócio, mas esta gestão é feita pelo seu comandante, O GESTOR. O contabilista certificado não se pode sobrepor, mas pode auxiliar e ajudar na tomada das melhores decisões.

1 – A localização já não é relevante para a escolha deste serviço

Já não é condição “sine qua non” o critério de proximidade, as tecnologias e o online tem aproximado os profissionais e os gestores de forma a gerir os seus negócios de forma mais ágil, fácil e inteligente.

Ferramentas como os arquivos partilhados e atualizados em tempo real, no Google Drive ou Dropbox, até videochamadas do Skype ou Zoom, torna o trabalho à distância rápido, eficiente e produtivo.

Desta forma, a localização torna-se um elemento de menor importância.

2 – Decida como o serviço de contabilidade será dividido

Os contabilistas podem lidar com todos os aspetos da contabilidade e finanças de pequenas empresas.

Na maioria dos casos, pode agrupar as suas faturas de compras e faturas de vendas ou prestações de serviços, entregá-las ao contabilista e este fará o resto. Mas esta nem sempre é a melhor abordagem.

Existe uma segunda opção e essa é a mais viável para controlar e manter as rédeas do seu negócio.

Passa por um processo de organização simples, de fácil acesso e disponível para todos. No portal das finanças, nomeadamente no E-factura, podemos aceder no lado do consumidor e extrair por período todas as facturas das nossas aquisições ou compras.

Se exportarmos para excel, poderemos organizar toda a documentação de forma sequencial, cronológica, conferindo se temos ou não tudo em suporte papel e assim, anexamos e ordenamos os documentos para serem entregues na contabilidade.

Por outro lado, pode extrair e adicionar à folha de calculo, uma serie de informações base para a gestão corrente do seu negócio em tempo real.

Portanto, assuma o controlo e envolva-se, participe na organização processual da sua empresa, desde o seu início até ao fim da cadeia organizacional e liberte o seu contabilista para tarefas mais uteis, informativas e conclusivas na orientação financeira do seu negócio.

Queira ser e ter um parceiro ideal para esta caminhada que é o mundo empresarial.

3 – A proatividade é a palavra chave

Todo o processo contabilístico é pesado e complexo, traduzindo-se muitas vezes pela sua brutal carga processual de cumprimento fiscal que lhe é imposta sem qualquer dó nem piedade.

A proatividade evidencia-se pela escolha das ferramentas de trabalho de forma a encurtar e aliviar todo o processo burocrático e libertando o contabilista certificado para o acompanhamento na gestão corrente dos seus clientes, fornecendo-lhe atempadamente informação útil para a gestão e organização do seu negócio.

Organize-se, pondere e escolha o profissional que mais se identifique e confia. A caminhada é longa e deve ser feita a par e passo por ambos, ou, todos. Ninguém segue sozinho.

Como vê, a escolha do serviço mais adequado para si poderá ser uma verdadeira maratona, não é tarefa fácil, mas têm de ser feita. Se precisar de algum apoio, não hesite em contactar-nos.

No Comments

Post A Comment