IRS 2022 as datas que não pode falhar

IRS 2022: as datas que não pode falhar

Já conhece o calendário referente ao IRS 2022?

É especialmente importante estar atento aos prazos limite em relação a cada etapa. Este processo engloba desde a validação das faturas, até a entrega da declaração anual.

Desta forma, garante que não perde as datas de entrega, ou que não tem de pagar coimas, por algum atraso.

Nesse sentido, criamos este artigo com as principais datas que deve destacar no seu calendário, sobre o IRS em 2022.

Conheça as datas mais importantes a considerar sobre o IRS 2022

Já estamos no mês de fevereiro. Portanto, está na altura de se começar a organizar para cumprir todas as obrigações relativas à entrega do seu IRS.

Inclusive, neste mês teremos o início das etapas do processo de entrega da declaração. De seguida, apresentamos os eventos que deve ter em atenção, explicados mês a mês.

1 – Fevereiro

O dia 15 de fevereiro é a data limite para informar à Autoridade Tributária eventuais alterações do seu agregado familiar.

Esta atualização deve ser feita sempre que ocorrer o nascimento de filhos ou quando estes deixam de ser dependentes. Também deverá comunicar as seguintes situações: casamento, divórcio, falecimento de cônjuge, entre outros.

Já o dia 25 de fevereiro foi a data limite estabelecida para a validação e confirmação das faturas no portal e-Fatura.

2 – Março

No mês de março, a partir do dia 15, estarão disponíveis os valores de dedução à coleta das despesas comprovadas por fatura.

Já no período que abrange os dias 15 e 31 de março poderá reclamar, de maneira fundamentada, o cálculo das deduções à coleta junto da Autoridade Tributária.

Durante este período, poderá informar com antecedência às Finanças sobre uma eventual intenção de consignar parte do seu IRS ou IVA. Lembre-se que deve indicar a entidade que deseja beneficiar.

3 – Abril, maio e junho

A entrega da declaração anual é, certamente, uma das datas mais importantes no calendário do IRS 2022. Portanto, esteja atento, já que neste ano a entrega poderá ser feita entre os dias 1 de abril e 30 de junho.

Durante estes três meses todos os contribuintes, independentemente da categoria dos seus rendimentos, devem apresentar as suas contas ao Estado.

Este período é importante para aqueles que recebem um reembolso. Visto que nesta fase pode-lhe ser restituído o valor a que tem direito. Portanto, quanto mais cedo entregar a declaração, melhor.

4 – Julho

Uma vez entregue a declaração no prazo estabelecido, a Autoridade Tributária terá até ao dia 31 de julho para lhe enviar a nota de liquidação do imposto. Que é, na prática, o documento que comprova o cumprimento das suas obrigações para com o Fisco.

Esta também é a data limite para que as finanças realizem o pagamento dos reembolsos do IRS.

5 – Agosto

Sabemos que não são todos os contribuintes que têm direito ao reembolso do IRS. Inclusive, alguns precisam até de pagar um valor de imposto adicional.

Se este for o seu caso, terá até ao dia 31 de agosto para o fazer. Claro, caso tenha cumprido com o prazo de entrega da declaração.

Caso contrário, terá até ao dia 31 de dezembro para fazer o respetivo pagamento, que será acrescido de uma coima.

Registe todas estas datas no seu calendário, e não deixe passar nenhum prazo. Assim, evita o pagamento de sanções desnecessárias.

Além disso, quanto mais cedo entregar a sua declaração, mais rápido receberá o reembolso, caso tenha direito ao mesmo.

Se ficar com dúvidas sobre como realizar o preenchimento da sua declaração de IRS 2022, peça ajuda a um contabilista.

Sem comentários

Não há comentários disponíveis.