03 Ago Oportunidade de negócio: Como poderá saber se é a escolha certa?
Saber identificar uma oportunidade de negócio certamente é uma das principais características dos grandes empreendedores.
Estes estão sempre atentos a tudo o que se passa à sua volta! Isto porque procuram algo que possa proporcionar a oportunidade de lançar um novo produto ou serviço no mercado.
Mas será que todas as ideias valem a pena? Mais à frente explicamos os principais pontos a considerar para identificar uma verdadeira oportunidade!
Oportunidade de negócio: As principais táticas para aprender a identificar
O que é uma oportunidade? Os dicionários definem como uma situação favorável para a realização de algo ou circunstância conveniente para que algo ocorra em determinada ocasião.
No mundo dos negócios, surge quando há espaço para oferecer um produto ou serviço que atenda à necessidade ou desejo de alguém.
Ao identificar uma lacuna num determinado segmento, o desconforto ou inquietação pessoal em torno disso pode ser a descoberta de um nicho de mercado.
É importante ressaltar a diferença entre uma ideia e uma oportunidade de negócio.
A ideia não vai ter necessariamente compromisso com a viabilidade. Uma ideia pode ser excelente, mas completamente inviável.
Por outro lado, uma oportunidade vai caminhar lado a lado com a chance de sucesso. Se é oportuno, é porque pode dar certo.
Dito isto, a partir de agora vamos enumerar algumas táticas que o farão identificar com maior facilidade as oportunidades de negócio.
1 – Avaliar as tendências de mercado
Ninguém descobre uma oportunidade de negócio repentinamente. É preciso estar atento às novidades e tendências do mercado, seja a curto ou a longo prazo.
Estude sobre novos investimentos, nichos de mercado que são mais lucrativos e nos que possui recursos suficientes para investir.
2 – Identificar o cliente
Conhecer o perfil do seu cliente é fundamental para identificar oportunidades de negócio. Afinal, é a partir dos seus anseios que as possibilidades existem.
Conheça o seu público-alvo, as suas necessidades e desejos, o que eles esperam do produto ou serviço no qual pretende investir.
Pondere com cuidado sobre o diferencial daquilo que deseja inserir no mercado. São estes detalhes que podem aumentar as hipóteses de sucesso.
3 – Que problemas pode resolver?
A análise do mercado à procura de novas possibilidades tem como base os desejos e necessidades dos seus possíveis consumidores. E atenção, tanto podem ser coisas simples como coisas muito complexas!
Pergunte a si mesmo: quais são os problemas, ainda sem soluções ou com soluções que podem ser melhoradas, que pode resolver?
É a partir deste questionamento que as ideias podem surgir! Ao serem bem trabalhadas têm grandes chances de se transformarem em oportunidades de negócios.
4 – As oportunidades têm o seu tempo
O mercado é dinâmico e está em constante transformação. Ou seja, o lançamento de um produto pode, num primeiro momento, atender às necessidades dos clientes. Contudo, passado alguns meses ou anos pode ser inútil.
Sendo assim, é fundamental ter a noção de que oportunidades raramente duram para sempre.
Ou seja, deve estar constantemente a procurar formas de estar atualizado, para continuar relevante no mercado.
5 – Mantenha-se sempre atento
Uma oportunidade de negócio pode surgir das situações que menos espera. Por isso, é importante estar atento a tudo o que acontece ao seu redor.
Participe em eventos, leia, estude e atualize os seus conhecimentos através de cursos.
Analise o que a concorrência está a fazer e conheça as tendências de mercado. Também deve analisar bem a situação política, económica e social do país.
Tudo isto é relevante e pode ser decisivo no momento de identificar uma nova possibilidade no mercado.
Trabalhe estes aspetos e desenvolva as suas habilidades de empreendedor para ser capaz de identificar uma boa oportunidade de negócio.
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