
20 Ago Será que está a dar o seu melhor para ajudar a sua equipa de trabalho?
Todas as carreiras, independentemente do segmento, possuem algo em comum: o profissional deve saber lidar com a equipa de trabalho.
Isso porque, numa corporação, o desempenho de um pode afetar o de todos. Portanto, é imprescindível ter boas habilidades para apoiar e ajudar a sua equipa.
Não sabe como fazê-lo? Então acompanhe o artigo e saiba como pode ajudar as pessoas com quem trabalha.
Equipa de trabalho: Conheça 5 dicas para melhorar o desempenho e integração
Fala-se muito acerca da necessidade de desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa. Mas, afinal, qual a importância desta habilidade para a empresa?
Simples! Quando o grupo trabalha em sincronia os resultados são atingidos mais rapidamente do que seriam no trabalho individual.
Além disso, uma boa equipa de trabalho permite ampliar o conhecimento de todos os colaboradores envolvidos, já que assim uns aprendem com os outros.
Portanto, além de ser benéfico para a empresa, ajuda a unir equipa o que também vai proporcionar crescimento pessoal.
Veja de seguida como pode ajudar e otimizar a execução de tarefas da sua equipa.
1 – Seja paciente
Temos dias bons e dias maus, mas é importante ter consciência de que os membros da sua equipa não podem ser prejudicados com os seus problemas pessoais.
Por isso, separe as coisas e mantenha a tranquilidade no relacionamento com os seus colegas durante as atividades em conjunto.
Seja compreensivo com o tempo de cada um e trabalhe a paciência para saber lidar com calma com as diferentes personalidades e habilidades de cada um dos membros.
2 – Antes de falar, escute
Lembre-se que todos têm voz ativa numa equipa, portanto, nunca tente impor a sua opinião aos outros.
Seja um bom ouvinte, escute o que os outros têm a dizer. O principal ponto positivo do trabalho em equipa é o facto de que diferentes ideias podem se complementar para criar a melhor solução.
Atitudes autoritárias somente atrapalham o desempenho do trabalho de todos.
3 – Respeite todos
O respeito é um princípio básico em qualquer tipo de relacionamento, inclusive com os colegas de trabalho.
Portanto, nunca recorra às ofensas quando se deparar com uma divergência entre os membros.
Seja respeitador e tente resolver a situação com educação e tranquilidade, mantendo a harmonia na equipa.
4 – Comprometa-se com a empresa e com a equipa
Lembre-se que numa equipa de trabalho, as atividades individuais possuem reflexos nas atividades coletivas.
Ou seja, se não respeitar o cumprimento dos prazos, consequentemente vai atrasar o trabalho do resto do grupo.
Se está sobrecarregado e sente que não conseguirá entregar a sua parte do trabalho a tempo, converse com os outros, peça ajuda.
O segredo de uma equipa bem-sucedida é o comprometimento e disposição para ajudar uns aos outros.
5 – Invista em desenvolvimento pessoal
Uma equipa é formada por diferentes pessoas, com personalidades e habilidades diferentes.
Então, seja um colaborador ou líder, saiba que é preciso investir em autodesenvolvimento para dar o melhor de si e aprimorar o seu trabalho numa empresa.
O desenvolvimento pessoal permite que ajude os seus companheiros de trabalho e também que se torne um profissional mais qualificado e com mais chances de crescer profissionalmente.
Otimizar a produtividade é fundamental para superar metas e melhorar os resultados globais da empresa.
Coloque em prática as nossas dicas para melhorar a interação com a equipa de trabalho e o retorno positivo será percebido por todos.
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