Tudo o que precisa de saber sobre o fluxo de caixa

Tudo o que precisa de saber sobre o fluxo de caixa

Nas operações do dia-a-dia de uma empresa, a organização financeira é fundamental. Para isso, o empreendedor deve contar com um instrumento básico de planeamento e controlo financeiro, denominado de fluxo de caixa.

O objetivo desta ferramenta é apurar e projetar o saldo disponível para que exista sempre capital de giro. Ou seja, dinheiro que poderá ser utilizado para investir ou para eventuais gastos.

Se deseja planear as finanças do seu negócio, não deixe de acompanhar o nosso artigo. Elaboramos um guia completo com tudo o que precisa saber sobre este tema. Continue a leitura!

Fluxo de caixa: O que é e qual a sua importância na organização financeira de uma empresa

Mas o que é afinal o fluxo de caixa? É o processo que permite o acompanhamento da movimentação financeira de uma empresa, independente do seu porte. Desde um modesto negócio local, até uma loja física ou virtual.

Em suma, qualquer tipo de negócio que envolva entrada e saída de dinheiro, precisa ter um fluxo destes.

Através desta ferramenta será possível manter o controlo monetário, uma vez que é registado de forma detalhada os ganhos e gastos. É imprescindível alimentá-lo com dados de forma disciplinada, de forma a permitir uma menor margem de erro possível.

Para que este processo seja eficaz, é importante registar todas as receitas e despesas, por menores que sejam. De acordo com o fluxo da movimentação, é definido se os registos serão feitos de maneira diária, semanal, quinzenal ou mensal.

Geralmente, pequenas empresas costumam utilizar folhas de excel, ou até mesmo cadernos de notas, assim como pequenos comércios locais. Para negócios maiores, recomenda-se o uso de softwares de gestão online.

Com um bom fluxo, é possível ter uma visão mais ampla e precisa sobre a situação financeira da empresa. Consegue determinar os períodos com ganhos ou despesas maiores e qual é o melhor momento para investir ou reter os recursos.

Os dois principais tipos de fluxo são denominados como projetado e livre. A seguir vai conhecer mais detalhes de cada um deles.

1 – Fluxo de caixa projetado

Como podemos presumir pelo nome, trata-se de uma projeção. Ou seja, a partir dos lançamentos realizados, o gestor pode não só conhecer as entradas e saídas, mas planear as ações futuras do negócio com base nos resultados.

2 – Fluxo de caixa livre

Avalia a capacidade da empresa de criar capital a curto, médio e longo prazo. Considera o saldo disponível em caixa após o desconto de despesas fixas.

Para que isso funcione, é preciso ter dois relatórios com projeções distintas. Um com resultados estimados para um período entre 60 e 90 dias, e outro considerando um período maior estimado entre 2 e 5 anos.

Como fazer um fluxo de caixa eficiente?

É importante ter em mente que a estrutura depende da empresa e também das necessidades dos gestores.

O resultado é o saldo disponível em dinheiro da caixa, ou depositado em contas bancárias. O valor é obtido através da diferença entre o total do valor dos recebimentos e pagamentos efetivamente realizados num período.

O saldo final do fecho de caixa deve corresponder ao valor dos recursos disponíveis no caixa da empresa ou depositados em contas bancárias.

Para começar a elaborar o seu siga estas dicas:

  • Organize a rotina diária: registe todas as transações financeiras, por menores que sejam
  • Registe valores, prazos (se foi à vista ou à parcela) e as formas de pagamento (dinheiro, cartão, entre outras)
  • Faça uma reserva para situações de imprevistos ou mesmo no caso de clientes incumpridores
  • Mantenha os dados constantemente atualizados
  • Realize uma análise periódica do que está a ser registado.

Conhecer este fluxo é algo imprescindível. É uma estratégia que assegura o equilíbrio contabilístico da empresa e deve ser documentado, atualizado e analisado constantemente.

Com as nossas dicas e informações certamente aprendeu um pouco mais sobre o fluxo de caixa! Agora está preparado para colocar as finanças do seu negócio em ordem.

Sem comentários

Não há comentários disponíveis.