Os erros mais comuns dos novos empresários

Os erros mais comuns dos novos empresários

Novos empresários sabem que terão uma missão difícil pela frente. Afinal, administrar uma empresa exige habilidade e organização.

Muitas pessoas possuem criatividade, boas ideias e muita força de vontade para vencer no mundo dos negócios. Porém, a inexperiência costuma ser o maior obstáculo, que muitas vezes pode levar ao fracasso.

Pretende abrir uma empresa ou já está a gerir uma? Então leia atentamente a nossa lista com os erros mais comuns que podem arruinar a gestão de qualquer negócio.

Empresários: Conheça os erros mais comuns que podem afundar um negócio

Alguns erros de gestão, quando cometidos por quem se aventura em algum negócio, podem transformar um potencial bom negócio num pesadelo.

Trilhar o caminho do sucesso não é tarefa fácil e certamente para empresários iniciantes a falta de experiência é mais um desafio.

Ter ambição e vontade de vencer é necessário para impulsionar. Porém, não é suficiente para evitar que cometa erros que podem arruinar um bom negócio.

Acompanhe a nossa lista e veja o que não deve fazer para ser um empresário de sucesso!

1 – Não elaborar um bom plano de negócios

O plano de negócios é essencial para qualquer tipo de negócio, pois será o mapa que vai guiar toda a estruturação da empresa.

Este plano possui informações fundamentais para a projeção de um negócio e do seu desempenho no mercado.

Quem tem um bom plano de negócios está a par dos aspetos financeiros, marketing, mercado, público alvo e todo o sistema operacional da empresa.

Portanto, não seja precipitado e não inicie um negócio antes de elaborar o plano. Caso contrário, estará a dar o primeiro passo para o fracasso.

2 – Misturar as finanças pessoais e da empresa

Outro erro muito comum que é cometido por empresários iniciantes é não separar o dinheiro que é da empresa, do dinheiro pessoal.

Quando o negócio começa a dar lucros, muitos gestores deixam de investir este dinheiro no próprio crescimento da empresa para gastar em coisas pessoais.

Este é mais um erro que pode ser fatal para qualquer empresa.

3 – Falta de conhecimentos

O estudo constante não é requisito obrigatório somente para os funcionários, mas principalmente para o gestor de qualquer empresa.

Adquirir conhecimento sobre a área em que deseja atuar é fundamental.

Por isso, invista em cursos, palestras e tudo mais que possa melhorar o know how para administrar de forma satisfatória a empresa.

4 – Falta de metas ou metas impossíveis

Este último erro diz respeito às metas da empresa, que podem ser negligenciadas de duas maneiras.

A primeira é a falta delas. Quem trabalha sem um objetivo claro em mente, pode estar condenado ao insucesso.

A segunda, contrariamente ao erro anterior, é estipular metas impossíveis de serem alcançadas, especialmente em curto prazo.

Muitos novos gestores acreditam que em poucos meses terão muito lucro. Por mais que tenha um bom negócio, não é assim que as coisas funcionam.

Existem muitos fatores que podem e vão influenciar a evolução da sua empresa. Podem ser fatores internos relativos à administração, ou externos relacionados ao mercado em si.

Portanto tenha calma, estipule metas, elas são importantes, mas sendo sempre realista e consciente da sua situação.

Identificou-se com algum dos erros? Se sim, é o momento de ligar o sinal de alerta e reformular alguns pontos da gestão do seu negócio.

Os erros fazem parte do caminho da aprendizagem. Porém, é preciso saber identificá-los para não voltarem a ser cometidos.

Fique atento a estes aspetos e certamente fará parte do grupo de empresários de sucesso!

 

Sem comentários

Não há comentários disponíveis.