Como pode fazer uma boa gestão de recursos humanos

Como pode fazer uma boa gestão de recursos humanos

São muitos os fatores que vão determinar o sucesso de uma empresa e um deles é a gestão de recursos humanos. Quando a equipa tem uma relação positiva, há confiança e boa comunicação entre os membros, ou seja, os resultados são positivos.

Isto significa que o relacionamento interpessoal é uma parte fundamental para a construção de um ambiente de trabalho saudável. O que por sua vez irá contribuir para a melhoria constante da organização.

Mas, lidar com diferentes pessoas não é uma tarefa simples. Por isso, como se pode fazer uma gestão eficiente?

Conheça 6 dicas que vão ajudar a fazer uma boa gestão de recursos humanos na sua empresa

A gestão de recursos humanos consiste num conjunto de técnicas utilizadas pelas empresas para potencializar as habilidades dos profissionais e alcançar resultados.

Por isso, aprender a gerir os recursos humanos é vital para qualquer negócio. Os responsáveis por essa gestão precisam ter uma visão macro da empresa e conseguir identificar os erros a serem corrigidos, lutando constantemente pelos resultados.

Na visão destes gestores, o colaborador tem um papel crucial nos resultados e por isso é preciso investir em estratégias que vão manter o profissional motivado.

De seguida, apresentamos 6 dicas para aplicar e melhorar a sua gestão de recursos humanos.

1 – Contrate as pessoas certas

Gerir os recursos humanos passa primeiramente por um bom processo de contratação. De nada adianta ter as melhores ideias se não tem os melhores colaboradores para executá-las.

Contratar a pessoa errada não é só uma perda de tempo, é também perda de dinheiro. Quando os processos de contratação são mal feitos, há um aumento na taxa de rotatividade, influenciando na consistência de resultados da empresa.

2 – Crie um bom clima organizacional

Ter um bom clima organizacional é uma das prioridades para gerir os recursos humanos.

Dessa maneira, os colaboradores irão sentir-se estimulados a dedicam-se mais ao trabalho. Irão também lutar juntos pelos objetivos da empresa.

Quando o ambiente é bem estruturado para que os colaboradores se desenvolvam e coloquem as suas habilidades na execução das tarefas, os resultados aparecem constantemente.

3 – Ofereça boas formações

Treinos e formações são ferramentas fundamentais na gestão de recursos humanos e são uma das mais utilizadas para motivar e reter talentos.

O colaborador que se sente valorizado está sempre motivado para crescer profissionalmente e disposto a ajudar a empresa a alcançar resultados.

4 – Delegue as funções corretamente

A reorganização de tarefas também faz parte deste conjunto de técnicas de gestão. Assim, delegar corretamente uma atividade ao profissional não só facilita a sua execução, como também acelera o caminho para os resultados.

Neste sentido, o bom gestor é aquele que conhece o perfil de cada um dos seus colaboradores. Deve saber os pontos fortes e fracos para poder distribuir as responsabilidades com mais eficiência.

5 – Seja assertivo nos feedbacks

Alguns gestores evitam dar feedbacks aos colaboradores, considerando que vão prejudicar o clima amistoso da empresa.

Na verdade, o bom colaborador é aquele que aceita elogios e críticas e procura melhorar. E este é o verdadeiro talento!

Por isso, não tenha medo de dar feedbacks. Aconselhe os funcionários com segurança e profissionalismo para que a equipa saiba o que está a funcionar e o que precisa de ser melhorado.

6 – Trabalho de equipa é essencial

A gestão de recursos humanos também requer trabalho em equipa, seja no planeamento estratégico como na execução de tarefas em conjunto.

A partir do momento em que algum dos profissionais da empresa não se dedica, a equipa fica sobrecarregada e os resultados ficam comprometidos.

Neste sentido, o papel do gestor é fomentar o espírito de equipa e motivar os funcionários a executarem o trabalho de forma colaborativa.

Com uma boa gestão de recursos humanos a sua empresa estará no caminho certo para o sucesso! Se precisar de ajuda para esta gestão, pode sempre contar connosco.

No Comments

Post A Comment