Saiba tudo sobre o reembolso IRS

Saiba tudo sobre o reembolso IRS

O reembolso IRS é um dos momentos mais aguardados pelos contribuintes após a entrega da declaração anual.

Se antes a devolução do imposto já ajudava as famílias a fazer frente às despesas extras ou reforçar a poupança, este ano ganha ainda mais relevância.

Apesar de os tempos mais sombrios da pandemia estarem a ficar para trás, ainda são muitas as famílias que têm os rendimentos reduzidos. Por isso, hoje vamos explicar tudo sobre o reembolso.

Reembolso IRS 2021: Conheça os prazos e como consultar a situação do seu

Faz mais de um mês desde que o processamento das declarações de IRS começou. De acordo com a Autoridade Tributária, em média 1.125 milhões de euros já foram devolvidos na forma de reembolso aos portugueses.

Todos se lembram dos atrasos que aconteceram no reembolso IRS do ano passado devido à pandemia. Por isso, muitos estavam preocupados que este ano acontecesse o mesmo.

O que os contribuintes devem ter em conta acerca do prazo?

Esta é a principal dúvida dos contribuintes: quando vou receber o meu reembolso IRS 2021? De acordo com o calendário, quem entregar o IRS em abril ou maio e tiver direito a receber reembolso, deverá recebê-lo até ao final de junho.

Passadas algumas semanas desde a entrega da declaração, já podemos ter uma noção do prazo médio em que o processamento do reembolso está a ser feito.

De acordo com um levantamento realizado pelo Ministério das Finanças o prazo médio do reembolso é de aproximadamente 21 dias. O período é inferior ao que ocorreu em 2020, mas superior ao registado em 2018 e 2019.

Como pode verificar se a declaração contempla o reembolso IRS?

Se já entregou a sua declaração, porém não tem certeza se terá direito ao reembolso, é possível consultar a informação no Portal das Finanças. Veja o passo a passo de como o fazer.

1 – Aceder ao Portal das Finanças: Clique na secção do IRS, que normalmente está disponível na página inicial. Se não encontrar, pesquise por IRS na barra de pesquisa.

2 – Autenticar login e password: Aqui, deve colocar o número de contribuinte e a senha de acesso.

3 – Consultar a declaração de IRS: Na secção de IRS do portal, encontrará um menu localizado no lado esquerdo. Selecione a opção “Consultar declaração”.

4 – Escolha ano a pesquisar: Terá então as opções de anos para consultar a declaração. Selecione 2020 e de seguida clique em “Pesquisar”.

5 – Verificar a situação da declaração: Será direcionado para uma página com informações relativas à declaração entregue nesse ano. Neste momento a declaração pode encontrar-se em quatro estados diferentes:

  • Declaração Certa: A declaração foi apenas validada e não houve a verificação de erros centrais
  • Liquidação Processada: As contas da declaração já foram processadas
  • Reembolso Emitido: Significa que não existe qualquer divergência ou dívida fiscal e o reembolso será entregue em poucos dias
  • Pagamento confirmado: É a última etapa deste processo. Nesta fase o reembolso de IRS já foi liquidado.

Ver detalhes da declaração

É interessante consultar os detalhes da declaração, pois na secção referente ao “Montante” poderá ver o quanto irá receber de reembolso.

Lembre-se que o prazo para a entrega da declaração anual dos rendimentos de 2020 iniciou-se no dia 1 de abril e termina a 30 de junho. Submeta a sua declaração o quanto antes para verificar a possibilidade de receber o reembolso IRS.

No Comments

Post A Comment