
03 Fev O que distingue uma boa gestão empresarial
Fazer uma boa gestão empresarial é fundamental para a saúde e a sustentabilidade de qualquer negócio.
Independentemente do tamanho ou segmento, há alguns pilares que devem ser analisados, para o bom funcionamento das atividades. E, claro, para que também haja um crescimento.
No artigo de hoje vamos explicar-lhe em que consiste uma boa gestão empresarial, por isso, continue a leitura!
Gestão empresarial: os principais pilares das empresas bem sucedidas
Conforme dito, há alguns pilares da gestão empresarial que devem sempre ser considerados. Através desta base, é possível tornar a empresa mais competitiva e próspera no seu nicho de atuação.
E, neste sentido, é imprescindível tomar decisões acertadas, baseadas em indicadores e numa visão sistémica dos diversos recursos organizacionais.
É por isso que vamos demonstrar, de seguida, quais são os pilares que formam a base de uma boa gestão empresarial.
Ter um planeamento estratégico
O planeamento estratégico é o primeiro passo para qualquer decisão que envolva o futuro de uma empresa.
Desde a formação do negócio, é preciso estabelecer os caminhos que pretende percorrer para que o mesmo seja bem sucedido.
Para fazer um planeamento efetivo, deve analisar todos os fatores que impactam a empresa. Isto engloba os concorrentes, o público-alvo, os custos operacionais, entre outros.
Gestão dos indicadores de desempenho
Para ter uma visão sistémica do negócio, é preciso avaliar os indicadores adequados e que refletem o seu real desempenho.
Neste sentido, alguns dos principais são o lucro, a taxa anual de crescimento, o custo de aquisição de clientes e o nível de absentismo dos funcionários.
A análise destes indicadores deve considerar o objetivo da empresa. Ou seja, se o intuito é fazer o negócio crescer, é importante analisar a taxa anual de crescimento. Deve, igualmente, analisar a participação no mercado e a satisfação dos clientes.
Controlo das finanças
A gestão financeira também é um ponto fulcral para a boa gestão empresarial. Mesmo que as vendas estejam com níveis satisfatórios, nunca deve negligenciar as receitas e as despesas. Assim como os restantes aspetos das finanças da empresa.
Este setor deve ser muito bem estruturado, garantindo a qualidade das principais operações, a redução de custos, o lucro e a apresentação dos resultados das atividades.
Deve-se considerar, ainda, a implementação de um sistema de gestão empresarial para facilitar cada uma destas atividades. O que vai agregar uma maior segurança e comodidade à sua área financeira.
Controlo dos processos internos
O bom funcionamento dos processos internos está diretamente relacionado com o alcance das metas estipuladas.
Quando as operações funcionam de forma eficiente, é muito mais fácil aumentar a produtividade da empresa e das pessoas que nela atuam. Ao mesmo tempo em que eliminam erros e prejuízos no geral.
Muitas das pequenas empresas não implementam processos internos claros e bem definidos. Desta forma, executam as atividades de qualquer forma, sem uma ordem de início e fim.
Este é um erro que lhe pode custar caro, e levar um negócio ao fracasso em pouco tempo.
Gestão estratégica de pessoas
A gestão de pessoas, ou de recursos humanos, consiste num conjunto de técnicas utilizadas pelas empresas para potencializar as habilidades dos profissionais e alcançar resultados.
Por isso, aprender como gerir os recursos humanos é vital para qualquer negócio. Os gestores precisam de ter uma visão macro da empresa e de conseguir identificar os erros a serem corrigidos.
Segundo esta visão, o colaborador tem um papel crucial nos resultados. E, por isso, é preciso investir em estratégias que vão manter o profissional motivado.
Investir em inovação
É através de um trabalho contínuo de inovação que as empresas garantem uma posição à frente da concorrência. Isto ao mesmo tempo em que estão a agregar ainda mais valor aos negócios.
Neste sentido, inovar é estar sempre a criar soluções ou ultrapassar padrões. Representando, assim, o desenvolvimento de um novo modelo de negócio que responda às necessidades do público-alvo.
Desta forma, as estratégias de inovação contribuem para a otimização dos processos. E, consequentemente, para a redução de custos no desenvolvimento de produtos e serviços.
Implemente estes princípios e dedique-se a estes pilares. Com a devida prática e dedicação isto vai, garantidamente, resultar numa gestão empresarial muito mais efetiva para a sua empresa.
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