7 dicas simples para poupar dinheiro no negócio

7 dicas simples para poupar dinheiro no negócio

Não ter um salário fixo é a grande dificuldade de alguns empreendedores que ainda não conseguem poupar dinheiro no negócio. E isto acontece por não terem a certeza de quanto vão ganhar mensalmente.

Embora ser o dono do próprio negócio seja o sonho de inúmeras pessoas, há um aspeto dessa realidade que ainda preocupa muitos: a questão financeira.

Mas saiba que seguindo alguns conselhos práticos é possível solucionar esta questão.

Neste artigo apresentamos 7 dicas que vão ajudar a organizar-se e a gerir melhor as economias do negócio.

Poupar dinheiro: 7 dicas de economia nos negócios

Seja em tempos de crise, ou fora dela, é sempre importante pensar na redução de custos e na poupança de dinheiro num negócio.

Como resultado, terá um negócio mais lucrativo e mais rentável, já que há um custo menor a ser debitado da sua faturação. Descubra como alcançar esse objetivo através destas 7 dicas.

1 – Não misture as contas

Por menor que seja o seu negócio, é preciso separar as finanças pessoais e as profissionais. A maioria dos trabalhadores independentes e algumas empresas ainda têm dificuldade em relação a isto. Mas este é o primeiro passo para colocar as finanças em ordem.

Mesmo que o negócio tenha bons rendimentos, misturar os dois assuntos torna tudo mais complicado e dificulta a poupança. Isto acontece porque nunca sabe, ao certo, quais são os seus gastos pessoais e empresariais.

2 – Monitorize o fluxo de caixa

O fluxo de caixa apresenta o controlo das movimentações financeiras do negócio e permite identificar para onde o dinheiro está a ir.

Sem este controlo deixa de acompanhar as finanças do negócio de maneira eficiente. Portanto, faça essa monitorização diariamente ou, no mínimo, semanalmente.

3 – Avalie um coworking

Especialmente para aqueles que estão a começar o negócio, o coworking é uma ótima maneira de poupar dinheiro.

Normalmente estes lugares já oferecem uma estrutura de trabalho, até com internet e sala de reunião. Cobram por pessoa, ou seja, se estiver sozinho, pagará somente a sua vaga. A par disso, a maior parte tem serviços administrativos que pode subcontratar.

4 – Identifique fontes de desperdício

Mesmo com toda a organização, é bem provável que ainda existam fontes de desperdício que podem ser estancadas e assim aumentar a poupança.

Pode ser que esteja a gastar mais do que deveria num determinado processo sem que haja um ganho correspondente de qualidade, por exemplo.

Também vale a pena conhecer quais são os desperdícios, como uma conta de luz ou de água muito elevada, para começar a trabalhar.

5 – Corte despesas desnecessárias

Reveja as despesas e tente localizar custos supérfluos, que podem ser cortados ou minimizados.

É inteligente parar de gastar com itens sem importância e destinar o dinheiro às coisas que realmente fazem sentido.

Por exemplo, será que vale a pena fazer uma remodelação na sala de reunião que é pouco usada? Avaliar o que é realmente necessário é primordial para conseguir aumentar as poupanças.

6 – Renegocie contratos com parceiros e fornecedores

Rever os contratos com os fornecedores é uma forma de obter novos descontos e redução nos custos de maneira geral.

Outra possibilidade inclui cotar preços com fornecedores de qualidade equivalente e utilizar isso como argumento numa negociação.

Se o fornecedor permanecer irredutível, a saída inclui contratar um fornecedor mais barato entre os que apresentaram propostas.

7 – Otimize os processos regularmente

Entenda que poupar dinheiro no negócio não pode significar perda de qualidade. Ou seja, trocar simplesmente uma matéria-prima por outra mais barata de qualidade inferior reduz numericamente os custos, mas também prejudica o resultado.

Para não perder clientes e vendas, invés disso é muito mais efetivo estabelecer uma meta de melhoria contínua dos processos.

Adotar um software de gestão, por exemplo, pode tornar o processo mais automatizado e, com isso, otimizado.

Além de melhorar a qualidade do produto final que vai para o cliente, essa otimização também reduz desperdícios e custos de maneira geral, o que significa poupança para a empresa.

Poupar dinheiro vai possibilitar que invista na expansão e melhoria do negócio. Portanto, não deixe de seguir as nossas dicas e conquiste o sucesso!

Sem comentários

Não há comentários disponíveis.